English version

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO CIMJ
MEDIA, DEMOCRACIA E CIDADANIA
NA ERA DIGITAL

10 E 11 DE NOVEMBRO DE 2014
ORGANIZAÇÃO: CENTRO DE INVESTIGAÇÃO MEDIA E JORNALISMO
FCSH-UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

A partir de 1999, com o surgimento da web 2, a paisagem mediática alterou-se profundamente, permitindo aos indivíduos publicar, partilhar e republicar conteúdos na web usando ferramentas simples e acessíveis. A web 2 veio facilitar e possibilitar conectividade, colaboração e conversação entre públicos espalhados pelo mundo, enquanto a Web 2.0 acelerou a sociedade em rede. Ao contrário do anterior modo hierárquico e centralizado de produção de informação, os cidadãos podem agora criar livremente os seus “nichos” de públicos, baseados nos seus próprios interesses e usando instrumentos para criar conteúdos, como membros de uma comunidade.

Esta forma social de produção, ocorre fora dos modelos baseados no mercado e no preço da produção, uma vez que os indivíduos não são motivados por compensações financeiras mas por formas sociais de gratificação. As novas formas de comunicação proporcionadas pelo digital colocam novos desafios aos media e ao jornalismo na sua relação com a democracia e com a cidadania. Para reflectir sobre esses desafios, o Centro de Investigação Media e Jornalismo, convida à apresentação de propostas para comunicações, painéis temáticos e produções audiovisuais originais, no âmbito do tema do Seminário: MEDIA, DEMOCRACIA E CIDADANIA NA ERA DIGITAL.

A Direcção do Centro de Investigação Media e Jornalismo

Comunicação inaugural do V Seminário Internacional do CIMJ proferida por Francisco Pinto Balsemão

keynote speakers

Pinto Balsemão, Peter Dalghren, J. Ignácio Aguaded e Bruce Bimber

         
Chamada de Trabalhos

Ler +
Registo

Ler +
Programa

Aqui

Datas Importantes

Prazo limite para submissão de trabalhos: 16 de Maio 9 de Junho de 2014

Notificação da aceitação de propostas: 17 de Julho de 2014; Data limite de inscrição: 5 de Setembro de 2014; Envio do texto completo (não obrigatório) da comunicação: 15 de Setembro a 15 de Outubro de 2014.

Normas de Submissão

Enviar em Word e PDF

Os trabalhos devem ter uma extensão de 500 palavras excluindo (referências bibliográficas) com a indicação: do autor, filiação e email; título da comunicação; enquadramento teórico; metodologia; resultados esperados; relevância; originalidade do estudo.Indicar a secção temática em que pretende apresentar a comunicação.

Formas de Pagamento

Após a aceitação de trabalhos

No caso de transferência bancária, os participantes deverão indicar, na medida do possível, no descritivo da transferência o nome próprio completo, para facilitar a identificação do movimento na conta bancária. Deverão também submeter em PDF no formulário de inscrição o comprovativo da referida transferência.

CIMJ

Unidade de investigação

O CIMJ tem como principais objectivos desenvolver a investigação científica e promover o estudo e o debate sobre temas relacionados com os media, o jornalismo e a sociedade. As actividades científicas do centro estão organizadas em torno de três linhas de pesquisa: 1) Media, Jornalismo e Democracia, 2) Novas Tecnologias e usos sociais, 3) História dos media e jornalismo.

Organização