Datas Importantes
Notificação da aceitação de propostas: 17 de Julho de 2014; Data limite de inscrição: 5 de Setembro de 2014; Envio do texto completo (não obrigatório) da comunicação: 15 de Setembro a 15 de Outubro de 2014.
A partir de 1999, com o surgimento da web 2, a paisagem mediática alterou-se profundamente, permitindo aos indivíduos publicar, partilhar e republicar conteúdos na web usando ferramentas simples e acessíveis. A web 2 veio facilitar e possibilitar conectividade, colaboração e conversação entre públicos espalhados pelo mundo, enquanto a Web 2.0 acelerou a sociedade em rede. Ao contrário do anterior modo hierárquico e centralizado de produção de informação, os cidadãos podem agora criar livremente os seus “nichos” de públicos, baseados nos seus próprios interesses e usando instrumentos para criar conteúdos, como membros de uma comunidade.
Esta forma social de produção, ocorre fora dos modelos baseados no mercado e no preço da produção, uma vez que os indivíduos não são motivados por compensações financeiras mas por formas sociais de gratificação. As novas formas de comunicação proporcionadas pelo digital colocam novos desafios aos media e ao jornalismo na sua relação com a democracia e com a cidadania. Para reflectir sobre esses desafios, o Centro de Investigação Media e Jornalismo, convida à apresentação de propostas para comunicações, painéis temáticos e produções audiovisuais originais, no âmbito do tema do Seminário: MEDIA, DEMOCRACIA E CIDADANIA NA ERA DIGITAL.
A Direcção do Centro de Investigação Media e Jornalismo
Pinto Balsemão, Peter Dalghren, J. Ignácio Aguaded e Bruce Bimber (Programa em desenvolvimento)
Notificação da aceitação de propostas: 17 de Julho de 2014; Data limite de inscrição: 5 de Setembro de 2014; Envio do texto completo (não obrigatório) da comunicação: 15 de Setembro a 15 de Outubro de 2014.
Os trabalhos devem ter uma extensão de 500 palavras excluindo (referências bibliográficas) com a indicação: do autor, filiação e email; título da comunicação; enquadramento teórico; metodologia; resultados esperados; relevância; originalidade do estudo.Indicar a secção temática em que pretende apresentar a comunicação.
No caso de transferência bancária, os participantes deverão indicar, na medida do possível, no descritivo da transferência o nome próprio completo, para facilitar a identificação do movimento na conta bancária. Deverão também submeter em PDF no formulário de inscrição o comprovativo da referida transferência.
Lisboa oferece uma grande variedade de hotéis, pensões e pousadas para todos os bolsos. A organização recomenda um conjunto de hotéis para os conferencistas perto da Faculdade de Ciências Sociais, onde irá decorrer a conferência.