Associados
Contactos
Estatutos
Órgãos Sociais
Livros
Revista
Crianças em Notícia
Elementos para uma teoria da notícia
Jornalismo e Actos de Democracia
Memórias Vivas
O Euro e as Identidades Políticas
Os jovens e a Internet
Televisão e as imagens da diferença
EU Kids Online
Falar Cinema
Falar Televisão
Workshops
Lançamento do livro "Écrãs em Mudança"
Memória CIMJ
Seminário Internacional 2006
Workshop de SPSS
 
 
Revista Media & Jornalismo

Media & Jornalismo publicação do Centro de Investigação Media e Jornalismo, é uma revista científica que tem como objectivo constituir um espaço de debate e divulgação da pesquisa realizada sobre os media e o jornalismo dentro e fora do país.
Afirma-se como um fórum promotor de discussão qualificada não só na comunidade académica mas também entre todos os que se interessam pelos media e pelo jornalismo nas sociedades contemporâneas. Pretende, assim, contribuir para a compreensão destes complexos fenómenos sociais, investigando de forma crítica tanto o seu presente como o seu passado.
Media & Jornalismo abre-se a um leque de abordagens diversificadas, num diálogo que respeita a pluralidade de pontos de vista. As metodologias de análise são diversas mas em todas é comum a exigência de rigor científico. Pretende-se que a reflexão produzida contribua para um conhecimento profundo e crítico de temas como media, jornalismo e democracia; media e identidades sociais; história dos meios de comunicação social; ética da comunicação e deontologia do jornalismo; economia e política dos meios de comunicação social; estratégias da comunicação; televisão e sociedade; tecnologias de informação e jornalismo; novas formas mediáticas e jornalísticas; jornalistas como comunidade interpretativa.

direcção
Nelson Traquina, Estrela Serrano, Cristina Ponte

conselho editorial
Mário Mesquita, Isabel Férin, João Pissarra Esteves, Maria João Silveirinha, Rogério Santos

comissão de redacção
Anabela de Sousa Lopes, Ana Maria Cabrera, António Granado, António José da Silva, António José Teixeira, Carla Rodrigues Cardoso, Carla Baptista, Carlos Camponez, Catarina Burnay, Chaké Matossian, Fernando Correia, Fernando Balsinha, Gil Ferreira, Helder Bastos, João Carlos Correia, Jorge Pedro Sousa, José Rodrigues dos Santos, José Carlos Abrantes, José Maria Lopes de Araújo, José Paquete de Oliveira, Leonor Gameiro, Maria Helena Veríssimo, Maria João Rodrigues, Maria José Mata, Marina Themudo, Nelson Ribeiro, Pedro Diniz de Sousa, Rita Figueiras, Rosa Maria Sobreira, Roseméri Laurindo do Campo, Rui Gonçalves, Telmo Gonçalves, Teresa Monteiro, Verónica Policarpo, Victor Reia-Baptista

conselho editorial internacional
Alberto Pena Rodriguez Universidade de Vigo (Espanha)
Barbie Zelizer University of Pennsylvania (Estados Unidos)
Benoît Grévisse Université de Louvain-la-Neuve (Bélgica)
Claude-Jean Bertrand Institut Français de Press, Université de Paris II (França)
Daniel Dayan Investigador, Centre National de la Recherche Scientifique (França)
Daniel Hallin University of California, San Diego (Estados Unidos)
Eduardo Meditsch Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)
Elihu Katz University of Pennsylvania (Estados Unidos)
Jenny Kitzinger Brunel University, Londres (Reino Unido)
Michael Schudson University of California, San Diego (Estados Unidos)
Peter Golding Loughouborough University (Reino Unido)
Serge Tisseron Université de Paris VII (França)
Teun van Dijk Universitat van Amsterdam (Holanda)
Thomas Patterson University of Harvard (Estados Unidos)

Notas para as Contribuições

1. Media & Jornalismo aceita artigos que se integrem nas áreas cobertas pela revista.

2. Os artigos enviados à Direcção da Revista devem ser textos originais e não estar para consideração noutra publicação; quaisquer excepções devem ser indicadas de forma clara à data de submissão.

3. Todos os artigos, sob regime de anonimato, serão submetidos à avaliação de dois especialistas. A decisão final da publicação é da Direcção da revista.

4. Os artigos, sob anonimato, devem ser enviados em três cópias em papel, para CIMJ/Direcção da Revista Media e Jornalismo, Apartado 14253, 1064-823 Lisboa, acompanhados de uma versão em disquete, sob o formato DOC. do Microsoft Word, e de uma folha separada, com identificação do autor e morada completa (incluindo telefone e e-mail).

5. Os artigos devem ser formatados a corpo 12, fonte Times New Roman, espaço 1,5. Os textos não deverão exceder os 50.000 caracteres (incluindo espaços e notas finais), e as recensões de livros singulares os 8.000 caracteres.

6. Para além do texto, os autores devem fornecer um resumo (100 a 150 palavras) e até dez palavras-chave, em português e, sempre que possível, em inglês e francês.

7. As referências no texto seguirão o estilo Harvard (autor, data: página). Por exemplo (Patterson, 1993: 63) ou (Brown e Smith, 1985: 39). No caso de mais de dois autores, utiliza-se et a.l (Brown et al, 1991). Artigos de imprensa, entrevistas e comunicações pessoais devem ser citados como notas finais, e não como referências. Todas as referências bibliográficas serão apresentadas no final por ordem alfabética depois das notas, de acordo com as indicações em 8.

8. A bibliografia segue as seguintes normas:

Livro
Patterson, T. E. (1993), Out of Order, New York: Knopf
Artigo de revista científica
Jamieson, K. (1993), The First Amendment is Alive and Well, Political Communication 10: 3-8
Capítulo de livro
McQuail, D. (1994), The Influence and Effects of Mass Media. In Media Power in Politics, ed. Doris Graber, Washington, DC: CQ Press
Site de Internet
"Are You Now, Or Will You Ever Be, A Civic Journalist"
http://www.cjr.org/html/95-09-10-civic.html. By Mike Hoyt, Columbia Journalism Review, September/October 1995.3

9. As citações com mais de 40 palavras devem ser indentadas, em corpo 10 e itálico.

10. Os quadros, gráficos e imagens devem ser gravados e impressos à parte e a sua localização indicada de forma explícita no local onde vai ser inserida [Quadro I aqui]. Os quadros devem ter um curto título descritivo e fonte dos dados, em baixo. As colunas dos dados contidos devem ser claramente definidas e explícitas.

11. Autorizações: Os autores são responsáveis pela obtenção do copyright de ilustrações, quadros ou figuras de outros autores que utilizem nos seus trabalhos.

12. O autor receberá provas do seu artigo, de forma a garantir que a versão final a publicar coincida com a submetida a apreciação, não sendo possíveis alterações substantivas.

13. Os originais recebidos ficam propriedade da revista. Os autores mantêm o direito de republicar o material noutras publicações, desde que os créditos de primeira publicação sejam atribuídos à Media & Jornalismo.

© Centro de Investigação Media e Jornalismo, 2000-2006 | última actualização: 17.05.2004