Apresentação

O Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) tem como principais objectivos desenvolver a investigação cientifica e promover o debate sobre temas relacionados com os media e o jornalismo.

Surgido em 1997, o CIMJ tem como Membros professores de diversas instituições de ensino superior, bem como investigadores e profissionais interessados em desenvolver estudos na área dos media. Conta ainda com o apoio de um Conselho Consultivo, composto por personalidades com intervenção pública diversificada na sociedade portuguesa.

Media, Jornalismo e Democracia - Coordenado pelo Prof. Doutor Francisco Rui Cádima

O objectivo desta linha de investigação é analisar os media e a sua relação na sua espaço publico e a comunicação política. Neste linha desenvolver e prosseguir três eixos de ação; Estudos de Género; Representação nos media de acontecimentos políticos, económicos; Análise da representação nos media de atos eleitorais.

Novas Tecnologias e usos sociais - Coordenado pela Profª. Doutora Isabel Ferin

O objectivo desta área de investigação é empreender estudos que analisem as novas tecnologias no quadro da era digital. Os trabalhos têm sido dirigidos segundo quatro eixos estratégicos: Ficção Televisiva; Media Migrações e Globalização; Televisão pública e novos media; Crianças, famílias tecnologias e integração digital.

História dos media e jornalismo -Coordenado pela Profª. Doutora Ana Cabrera

O objectivo desta linha é desenvolver numa perspectiva histórica dos media e o jornalismo, tendo como base a imprensa, a televisão, a rádio, teatro o cinema e a fotografia. A ideia de história que defendemos não se circunscreve a um passado remoto mas incorpora as questões da atualidade. Estão também no âmbito desta linha de investigação o estudo da liberdade de expressão e dos entraves que sofreu ao longo do tempo. O trabalho desta área desenvolveu-se segundo quatro eixos dirigidos por quatro investigadores séniro: Estudo dos primórdios do jornalismo; Censura ao Teatro e ao Cinema - antes, durante e depois do Estado Novo em Portugal; A Imprensa e o jornalismo depois do 25 de Abril; O Jornalismo do Século XXI.

Linhas de Investigação