• Datas importantes
    Resumos até 31 julho 2013
    Notificação de aceitação:15 setembro
    Artigo completo: 30 outubro
    Programa provisório: 15 setembro
    Programa final: 5 novembro 2013

  • Normas de submissão
    Título
    Linha temática
    500 palavras
    5 palavras-chave
    5 referências bibliográficas
    Enviar para censura2013@gmail.com

  • Secretariado
    Natália Manso
    CIMJ - Edifício ID, sala 3.20
    Tel. + (351) 21 3644 2013
    Email: cimjmedia@gmail.com


Bem Vindo

O projeto de investigação "Censura e mecanismos de controlo da informação no Teatro e no Cinema antes durante e depois do Estado Novo em Portugal", financiado pela FCT - PTDC/CCI-COM/117978/2010, que desenvolve trabalho no CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo desde 2010, tem como questão central a pesquisa e estudo das várias facetas e a evolução dos processos e mecanismos de controlo criados pela Ditadura Militar e pelo Estado Novo, assim como tentar perceber como, atuando subterraneamente nas mentalidades emergem depois nas democracias, não sob a forma de censura explícita, mas como critérios ideológicos.

No culminar dois anos de trabalho onde o foco da investigação incidiu sobre a censura e mecanismos de controlo da informação ao cinema e ao teatro antes, durante e após o Estado Novo português, a equipa do projeto pretende promover um proveitoso encontro científico onde se pretende fazer um diagnóstico do estado da arte, convidado para isso todos os investigadores interessados a apresentar propostas de comunicação e mesas pré-constituídas que visem divulgar trabalhos concluídos ou em curso que se enquadrem nas temáticas em estudo.

O Congresso Internacional sobre Censura ao Cinema e ao Teatro a ter lugar nos dias 13,14 e 15 de novembro de 2013 pretende ser um espaço aberto de debate e abranger o estudo da censura sobre diversos e amplos aspetos, privilegiando abordagens interdisciplinares e atuais que se integrem nas principais questões científicas internacionais, na discussão teórica e em metodologias de trabalho inovadoras com resultados relevantes.

Serão três dias de debate e análise que possibiltam esboçar o estado da arte sobre estes temas.

Seja bem-vindo(a) a Lisboa e ao Congresso Internacional sobre Censura ao Cinema e ao Teatro!

Programação Cultural

No dia 13 de novembro, pelas 21h30, temos o prazer de convidar os congressistas a assitir na Cinamateca ao filme «Cinema: Alguns Cortes Censura» (1999), uma montagem de Manuel Mozos, apresentado pelo autor e por Margarida Sousa, seguido de debate - na Cinemateca.

No dia 14 de Novembro, à mesma hora o espectáculo é no Teatro da Trindade com a peça «A Noite» de José Saramago. (custo 6€)

No último dia pode assistir ao espectáculo "Três dedos abaixo do joelho", de Tiago Rodrigues no Teatro Maria Matos (6€), que está incluída na programação dos 10 anos do Mundo Perfeito e da Mala Voadora, no Teatro Maria Matos.

Trata-se de uma peça que se baseia essencialmente nos cortes feitos pelos censores ao teatro em diversos momentos. É por isso uma peça a não perder. A companhia teve a amabilidade de nos fazer um desconto de 50%.

Programa Congresso Internacional Censura ao Cinema e ao Teatro

Chamada de Trabalhos »

Está aberto o período de submissão de propostas para comunicações ao Congresso Internacional 'Censura ao Cinema e ao Teatro´ que terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2013 no Edifício ID da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal.

Localização do Congresso »

Avenida de Berna, 26 - 1069-061 Lisboa - Portugal

O Congresso fica situado perto do Campo Pequeno, Linha do Metro Amarela (saida Campo Pequeno)


Alojamento »

Lisboa oferece uma grande variedade de hotéis, pensões e pousadas para todos os bolsos. A organização recomenda um conjunto de hotéis para os conferencistas perto da Faculdade de Ciências Sociais, onde irá decorrer a conferência. Consulte a página seguinte.

Lugares a visitar »

Lisboa

Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente.
A organização recomenda um conjunto de sites onde pode escolher os melhores sitios a visitar.


Organização:

  • Centro de Investigação Media e Jornalismo

    Centro associado da FCSH/UNL em LISBOA - PORTUGAL

    Ler + »

  • Fundação para a Ciência e Tecnologia

    Ler + »

  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

    Ler + »

  •  

  • Teatro da Trindade

    Ler + »

  • Teatro Maria Matos

    Ler + »

  • Cinamateca Portuguesa

    Ler + »


Facebook: