Projectoslinks
   
  Caros Colegas, membros do CIMJ

A direcção do CIMJ saúda todos os colegas e deseja um bom regresso ao trabalho. Temos muitas novidades e, como verão, muitas razões para prosseguirmos este projecto conjunto que é o CIMJ. Aqui vão as notícias:
1. Projectos de investigação do CIMJ:
A FCT aprovou os quatro projectos de investigação apresentados pelo CIMJ. Ao todo foram aprovados, no País, sete projectos, o que significa que mais de 50% são do CIMJ. Sendo nós um Centro tão jovem e pobre - não temos (ainda) financiamento a não ser as quotas dos membros - pode considerar-se um feito extraordinário. Temos, pois, neste momento, cinco projectos com financiamento da FCT, dado que o Projecto HIV está já no seu último ano. Isso significa que vamos dispôr de mais recursos mas necessitamos, também, de uma melhor organização. Em breve reuniremos com as equipas dos projectos para preparar a fase seguinte.

2. Avaliação de Unidades de Investigação:
O CIMJ foi (finalmente) avaliado como Unidade de Investigação) por um júri internacional presidido por Peter Golding, na passada 6ª. feira, dia 3. Esteve presente toda a direcção e, embora não saibamos ainda o resultado, temos esperança de que vamos obter financiamento. A sessão foi muito interessante e tivemos oportunidade de apresentar detalhadamente, ao júri, o nosso plano de actividades, a nossa Revista, a colecção de livros, passar em revista as actividades que realizámos desde a criação do Centro .
3. Revista Media & Jornalismo:
O terceiro número da Revista Media & Jornalismo sairá em finais de Outubro. Trata-se, a nosso ver, de um numero que mantém a qualidade científica que caracteriza os dois primeiros números. Apesar das dificuldades financeiras para o pagamento da Revista (o apoio do IPLB é insuficiente) este é um projecto essencial para a nossa afirmação no meio académico e profissional pelo que uma política de assinaturas por parte dos nossos membros é essencial. O próximo número inclui já elementos para assinatura anual da Revista. A Revista vai ser difundida no site da Intercom, o que significa que estará disponível no Brasil. Trata-se de uma distinção apenas concedida a revistas de reconhecida qualidade científica.
4. Colecção CIMJ (Livros)
Acabou de sair o livro de Cristina Carmona Penedo "O crime nos media" e, segundo informação da nossa colega Ana Cabrera que coordena a colecção, prevê-se para Outubro a saída de "Linguagem e modernidade" de Gil António Baptista Ferreira e para Novembro "Os jornalistas portugueses" de Rosa Sobreira. Prevê-se, ainda, para 2004 a edição de mais os seguintes livros que estão em fase de apresentação ao ICS: "Comunicação e cidadania. Os media a dinâmica das identidades na sociedade", de João Carlos Ferreira Correia; "A conformação das identidades nas democracias liberais -- Comunicação e mediações sociais"; de Maria João Silveirinha; "A construção do olhar", de José Carlos Abrantes (Org.). Para além destes, foram apresentados, em Janeiro de 2003, outros três trabalhos a concurso no ICS, que aguardam notícias acerca do subsídio. São eles: "Leitura das notícias. Linhas de análise do discurso jornalístico", de Cristina Ponte; "Os opinion maker na imprensa de referência portuguesa 1980-1999", de Rita Figueiras; "Comunicação e sociedade: a fenomenologia de Alfred Schutz", de João Carlos Correia.
É claro que este "boom" de publicações não corresponde a igual movimento nas vendas, dada a exiguidade do nosso mercado. Vamos estudar com as editoras da colecção e da Revista formas de publicitar as edições, através, por exemplo, de lançamentos conjuntos. Enfim, nós que estudamos os"acontecimentos" e os "pseudo-acontecimentos" temos que aprender a criar também alguns. Uma vez mais se torna necessário o esforço de todos os membros do CIMJ na divulgação dos livros e da revista junto dos nossos alunos e colegas e, para os que ensinam nos cursos de comunicação, junto dos responsáveis, nas Escolas e Universidades, pela aquisição de bibliografia.
5. Sede do CIMJ:
Com tantas actividades e projectos torna-se cada vez mais premente ter uma "casa onde morar". Pois bem: está em fase de preparação a assinatra de um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa, para cedência de um espaço onde o CIMJ poderá instalar a sua sede. Tem sido, como sabem, um processo difícil, moroso e desgastante. Esperamos que desta vez tudo corra como nos foi prometido pela CML. O espaço é na Av.de Ceuta, acessível e acolhedor. Daremos notícias mais concretas logo que tenhamos a chave.
6. Site do CIMJ:
Como sabem, o nosso site abriga um weblog e continua a ser preparado para acolher toda a informação que podemos e queremos disponibilizar.
7. Para finalizar, dir-vo-emos que em Novembro vamos realizar uma reunião da Assembleia Geral que será, oportunamente, convocada pela Presidente da AG.

Por hoje é tudo
Ficamos ao vosso dispôr e contamos com todos nesta nova fase do CIMJ.

Um abraço para todos
A direcção

© Centro de Investigação Media e Jornalismo, 2003