Projectoslinks
  weblog >

MEDIA E JORNALISMO Investigação, Recursos e Ideias

Outros weblogs
Jornalismo e Comunicação
Ponto Media

 
Quinta-feira, Novembro 27, 2003
 
AGENDA Jornalismo científico

Atenção aos que investigam na área do jornalismo científico. O site da Intercom assinala que se realizará em Montreal, no Canadá, entre 4 e 8 de outubro de 2004, a 4a Conferência Mundial de Jornalistas Científicos. O tema central é "Reportando o Futuro: o Jornalismo e a Ciência Emergente".

As inscrições já estão já ser recebidas através do site www.wcsj2004.com




 
Quarta-feira, Novembro 26, 2003
 
PÚBLICOS

Embora não ligado directamente à problemática dos media e do jornalismo, assunto chave deste weblog, registo a realização, na segunda e terça-feiras, de um colóquio promovido pelo Observatório de Actividades Culturais (OAC), dedicado aos públicos da cultura. Decorreu na nova casa do Instituto de Ciências Sociais, vizinho do ISCTE. Retenho um apontamento do sociólogo Firmino da Costa, para quem não se pode falar de um só público mas de uma tipologia: públicos da cultura erudita, das ciências, das indústrias culturais, dos media.

No colóquio, falou-se de mediadores (culturais, como os programadores de acontecimentos culturais), mas também se poderia ter falado dos mediadores mediáticos, como os comentaristas da televisão. Não estavam sociólogos dos media, mas apenas da cultura. Valerá a pena estar atentos e propor, quem sabe, ao OAC um estudo para avaliar a importância desses mediadores electrónicos. O OAC, pela voz da sua principal responsável, Maria de Lourdes Lima dos Santos, lançou para o ar a ideia de um Observatório dos Públicos. Há alguém na blogosfera que queira participar na sua concretização?

PROVEDOR DO LEITOR DO PÚBLICO

Desta vez, o jornal optou por um provedor vindo de fora, acabando com a tradição de jornalistas da casa. Desejo sucesso a Joaquim Furtado.


 
Terça-feira, Novembro 25, 2003
 
ELEICOES NO CIMJ

Antes de tudo, deve saudar-se a nova direcçao do CIMJ, liderada pelo Professor Nelson Traquina. Se a informação ainda não apareceu na página de entrada do Centro, pelo menos aqui devemos fazer essa publicitação.

Pessoalmente, desejo os maiores sucessos à nova direcçao. Ela pode orgulhar-se da responsabilidade pela condução de quatro dos sete projectos financiados pela FCT no último concurso para a área das Ciências da Comunicação! E espero que haja mais boas notícias.

[Peço ao moderador do blog para resolver o problema dos acentos e das pontuações]


 
O trabalho que realizei sobre imprensa partidaria em 1975 mostra como a dramatizacao (isto é, o recurso ao discurso do drama) desempenha funcoes importantes na luta politica e ideologica. O trabalho centra-se no tema da dramatizacao e sugere que (e como) este recurso discursivo pode ser usado como paradigma de analise da imprensa.

Está a ser organizado um debate, que sera num dos primeiros meses do proximo ano, na Associacao Abril em Maio, sobre o livro e sobre a imprensa partidaria de 1975. Quando houver mais novidades acerca do debate, deixo aqui um posting.

Quem se interesse por imprensa partidaria, sugiro um ponto de partida de investigacao: quais sao as funcoes dessa imprensa em tempo de "normalidade democratica"? (eu estudei um periodo de crise, de caracteristicas opostas) Tem um papel mais ideologico ou mais organico?


 
INVESTIGACAO sobre a imprensa partidaria

O Diario de Noticias de ontem referia a investigacao levada a cabo pelo nosso colega Pedro Sousa sobre a imprensa partidaria em 1975 e que foi recentemente publicada na coleccao Minerva com o titulo A dramatizacao na imprensa do PREC.



 
INVESTIGACAO sobre a imprensa partidaria

O Diario de Noticias de ontem referia a investigaçao levada a cabo pelo nosso colega Pedro Sousa sobre a imprensa partidaria em 1975 e que foi recentemente publicada na colecçao Minerva com o titulo A dramatizaçao na imprensa do PREC.





Listed on BlogShares
This page is powered by Blogger. Isn't yours?
© Centro de Investigação Media e Jornalismo, 2003